O Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD) Nascedouro de Peixinhos funciona desde 2008 oferecendo cursos técnicos e de qualificação gratuitos em áudio, rádio, tevê e vídeo, design gráfico, programação e metareciclagem, além de produção cultural, para propiciar melhor formação profissional para jovens e adultos e gerar maiores perspectivas de emprego e desenvolvimento da comunidade.
Peixinhos abriga histórias curiosas: seu nome foi dado pelos seus primeiros moradores, que se reportavam a um rio que era usado para lavar roupas, tomar banho e para pescar peixinhos, que havia em grande quantidade. Mesmo depois de identificarem esse rio como Beberibe, a referência ao “rio de peixinhos” já fazia parte do imaginário dos moradores do local.
LINHA DO TEMPO
1874 - Construção do antigo Matadouro nas terras do Engenho Nossa Senhora da Ajuda e considerado o segundo maior de Pernambuco.
1919 - O Matadouro do Cabanga foi transferido para um local à margem do Rio Beberibe, limite dos municípios do Recife e Olinda, no Bairro de Peixinhos, sendo constituído de um conjunto arquitetônico com 15 blocos - atualmente, restam apenas três blocos, que estão sendo recuperados.
1970 - O Governo do Estado de Pernambuco desativa o Matadouro de Peixinhos, alegando descumprimento das normas para o seu funcionamento, que eram exigidas pelo Governo Federal em todo o território nacional. Assim torna-se um local de alta vulnerabilidade social, sendo incluído no Plano de Preservação de Sítios Históricos, como Sítio Histórico Matadouro de Peixinhos, na categoria de Edifícios Isolados em Zona de Preservação.
1980 - O espaço do Matadouro de Peixinhos é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal do Recife, tornando-se sítio histórico. A Prefeitura do Recife transforma parte do espaço do Matadouro de Peixinhos em um Centro Social Urbano (CSU), com o objetivo de atender necessidades sociais da comunidade local. Grande parte da estrutura do Matadouro de Peixinhos é demolida por iniciativa de desconhecidos, para surpresa dos moradores do bairro. A denúncia e o apelo de vários segmentos da sociedade conseguem interromper esta ação, entretanto, poucos blocos ficam de pé e toneladas de ferro são retiradas e vendidas.
1990 - Vários grupos culturais da comunidade iniciam o resgate cultural e patrimonial do espaço, tornando-se um espaço coletivo para eventos culturais e capacitações profissionalizantes, desde a sua desativação.
2006 - Inaugura-se o Centro Cultural Desportivo Nascedouro de Peixinhos, que integra as ações do Programa de Infra-Estrutura para Áreas de Baixa Renda da Região Metropolitana do Recife, um convênio entre o governo do Estado e as prefeituras do Recife e de Olinda.
2008 - Inaugura-se, pelo governador Eduardo Campos, o Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD) na torre do relógio considerado como marco do conjunto arquitetônico (parte do Bloco F). Atualmente, o Centro oferece cursos voltados para inclusão digital e audiovisual, além de promover e sediar eventos e semanas temáticas em parcerias com instituições governamentais e da sociedade civil, como: oficinas, palestras, reuniões, encontros formativos entre outros.
2009 - Neste ano, o Centro Tecnológico abriu espaço para a realização de diversas oficinas nas áreas musical e gráfica (realizadas pelo Coquetel Molotov e outros parceiros), além de promover cursos na área de software livre e realizar atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (como exibição de filmes, palestras e oficinas). Além disso, apoiou eventos como o III Seminário Cadê o Rio Beberibe?, Cena Brasil e abrigar eventos como a exposição fotográfica Memórias de Peixinhos, o Encontro de Capoeiristas e contar com a inauguração do Nascedouro Cineclube.
2010 - Dando continuidade às suas ações educativas e sociais, o Centro Tecnológico conta com parceiros que realizam oficinas de webdesign, mídia comunitária, produção musical e cursos de software livre, além de apoiar eventos como o II Festival do Júri Popular, a I Semana da Água Nascedouro de Peixinhos, a I Semana do Meio Ambiente Nascedouro de Peixinhos, a Festival No Ar: Coquetel Molotov e a série de espetáculos teatrais "Dionisíacas" com o grupo Teatro Oficina. Além disso, o centro participou ativamente do Expoidea com atividades como transmissão web, oficinas e exibições de filmes, além das sessões semanais do Nascedouro Cineclube.
2011 - Neste ano, o CTCD realiza ações que procuram fortalecer as ações da comunidade, como o Curso de Informática Multiplicando Peixinhos e o I Seminário Integrado Nascedouro em Rede, além de apoiar eventos como o Circuito Revelando os Brasis, o Agosto Cultural, o Festival No Ar Coquetel Molotov, dentre outros. Além disso foca na formação profissional e artística dos moradores da comunidade ao realizar cursos de Fabricação de Instrumentos Musicais Reciclados, a segunda turma do Multiplicando Peixinhos e cursos de formação inicial e continuada em Gestão de Carreiras e Produção Musical. No final deste ano, aconteceu a inauguração do Estúdio Peixe Sonoro, com apresentações culturais e a presença em peso da comunidade para vislumbrar o resultado de tanto trabalho.
2012 - Este ano, o CTCD enfatiza mais a produção audiovisual, através dos projetos Peixe Cultural, Peixe Sonoro Ao Vivo e a Rádio PE na Campus Party, além de possibilitar parcerias para oficinas (Tecidos Digitais com LAIA) e eventos (Cena Peixinhos; a Feira de Saúde e Cidadania do SESC; o Resgatando a Cidadania, do Governo Presente e Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC; o Semeia Urbano, com a Diaconia e outras instituições; dentre outros). Além disso, continua focando a formação profissional na realização do Curso Técnico de Comunicação Visual.
2013 - No início deste ano, o CTCD enfrenta um desafio particular: depois de sediar e apoiar tantos eventos, chegou a vez de realizar seu próprio - o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, que trouxe pesquisadores e profissionais das áreas temáticas do evento para debatê-las. Além disso, o centro apoiou a Oficina de Percussão - Coco de Xambá, promovida pelo Ponto de Cultura Nação Xambá, a XIV Saída Fotográfica do Pernambuco Foto Clube (PFC), o II Semeia Urbano, além de realizar novos cursos de Introdução à Produção Musical, Web para a terceira idade e Multiplicando Peixinhos.