Archive for 2013

São João do CTCD

Clique para ampliar
 
 As comemorações das festas juninas chegaram ao Centro Tecnológico de Cultura Digital no último dia 13 de junho, com as turmas do curso técnico de Comunicação Visual unindo-se para criar a decoração e participar ativamente do evento. Os alunos criaram imagens que referenciavam a xilogravuras e artes baseadas nos poemas de Jessier Quirino. Confira mais imagens aqui.

PFC visita as ruínas do Nascedouro de Peixinhos


Clique para ampliar
Neste último sábado, dia 15 de junho, o Pernambuco Foto Clube (PFC) visitou as ruínas do Nascedouro de Peixinhos para a sua XIV Saída Fotográfica, que contou com a presença de cerca de 30 fotógrafos, além de bandas e moradores da comunidade que serviram como modelos para as imagens.

Para conferir o resultado, basta acessar nosso álbum.

Funcionamento CTCD no dia 19.06 (Quarta-Feira)


ATENÇÃO! 

Alunos de cursos técnicos, cursos de formação continuada e visitantes em geral: por conta do jogo da Copa das Confederações a ser realizado na Arena Pernambuco, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) optou por aderir ao ponto facultativo e as atividades do CTCD se encerrarão às 13 horas.


II Semeia Urbano - Atividades Finais

Clique para ampliar
 Nas atividades finais do II Semeia Urbano, aconteceram oficinas de Mediação de Leitura sobre Princípios Ecológicos, na Biblioteca Multicultural Nascedouro; Fotografia com Crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, no Centro de Arte, Educação e Cultura (CEAEC); Twittando e Retwittando Microcontos, realizada pelo Proi-Digit@l e Vídeos de Bolso, realizada pela equipe de comunicação e design do CTCD. Além disso, tivemos o Mutirão de Grafite e a exibição de vídeos seguida de debate no cineclube Solta Cine, além da premiação do I Festival Pernambucano de Vídeos Mobile da Juventude Cristã.

Voltado a jovens de igrejas com idades entre 15 e 29 anos, o Festival pretendia despertar o interesse por assuntos ligados ao meio ambiente no contexto urbano, capacitando para a construção de materiais voltados à sensibilização e educação sobre o tema água. Com celulares, os jovens produziram vídeos que abordem o tema “juventude e meio ambiente”. Os três vídeos premiados foram os seguintes:

1º Lugar - PreservAÇÃO Juventude em missão pela água - Arline Lins e Daniele Monteiro

2º Lugar - "Uso consciente da água" - Isterly Manuel, Damião Misleilson, Williane dos Santos, Walberson dos Santos, Waldemir Lira.

3º Lugar - "Atue agora e poupe mais" - Amanda Maria de Oliveira, Daiane Maria da Silva, Josefa Maria da Silva, Tamires Cristina de Oliveira, Simone Severina  de Oliveira.

A 2ª Semana de Meio Ambiente Urbana, organizada pela Diaconia em parceira com diversas instituições da comunidade de Peixinhos, discutiu questões relacionados ao meio ambiente e foi realizdo do dia 03 ao dia 08 de junho, no Nascedouro de Peixinhos e outros espaços da comunidade.

II Semeia Urbana - Terceiro Dia


Clique para ampliar
 E o II Semeia Urbana continua realizando atividades de informação e conscientização ambiental na comunidade de Peixinhos. Nesta quarta-feira, dia 05 de junho, foi o dia do Pedala Peixinhos, um passei ciclístico que funcionou como um ato público que visou realizar atividades em pontos específicos da comunidade para chamar a atenção da população para o problema das águas na cidade. Em seguida, a Feira de Serviços de Saúde teve como destaque o corte de cabelo gratuito, que trouxe diversas pessoas da comunidade para as dependências do CTCD.

Clique para ampliar
À tarde, foi o momento do Cine Debate, com a exibição de vídeos do I Festival Pernambucanos de Vídeos Mobile da Juventude Cristã, com o tema "Navegando em Defesa das Águas", e da apresentação cultural do grupo de dança Balé Afro Raízes. A 2ª Semana de Meio Ambiente Urbana, organizada pela Diaconia em parceira com diversas instituições da comunidade de Peixinhos, discute questões ambiente e continua até o dia 08 de junho, no Nascedouro de Peixinhos e outros espaços da comunidade. Confira o restante da programação aqui.

Edital de Áudio da AESO abre inscrições


ATENÇÃO, MÚSICOS E BANDAS! As Faculdades Integradas Barros Melo, em parceria com o curso de Produção Fonográfica da instituição, abrem inscrição para o Processo Seletivo de Projetos de Áudio até o dia 07 de junho de 2013. Para participar basta preencher a ficha de inscrição, acompanhada de um detalhamento do projeto, apresentar uma carta de anuência, autorização do uso do conteúdo produzido e link para arquivos de áudio, vídeo, fotografia, sites e blogs, se houver.

Para mais informações, acesse o link.

II Semeia Urbana - Segundo Dia

Clique para ampliar
E o segundo dia do II Semeia Urbana prosseguiu trazendo ainda mais informação e conscientização para a comunidade de Peixinhos e arredores, fortalecendo a comunicação e a intervenção na sociedade através das ferramentas que tivermos disponíveis. Pela manhã, aconteceram a Feira de Serviços de Saúde (Vacinação, Saúde Bucal, Orientação e Testagem de Hepatite, Filariose e Glicose), a oficina Práticas de Conservação Ambiental - Uso e Consumo Consciente de Água.

Clique para ampliar
Pela tarde, aconteceu a oficina de Podcast, ministrada por integrantes do Programa de Extensão da UFPE Proi-Digit@l, que realiza oficinas de produção de conteúdo digital (Vídeo, Animação, Blog, Twitter e Podcast) com o objetivo de ampliar as concepções e perspectivas de inclusão digital de jovens de periferias de Recife, Olinda e Caruaru. A 2ª Semana de Meio Ambiente Urbana, organizada pela Diaconia em parceira com diversas instituições da comunidade de Peixinhos, discute questões ambiente e continua até o dia 08 de junho, no Nascedouro de Peixinhos e outros espaços da comunidade. Confira o restante da programação aqui.

II Semeia Urbana - Primeiro Dia

Clique para ampliar
E o primeiro dia do II Semeia Urbana veio recheado de atrações e informação: começando com a apresentação cultural do grupo percussivo e das mensagens musicais sobre a dengue do grupo de intervenção As Dengosas - integrante das atividades do Distrito Sanitário II. Em seguida, foi o momento do seminário Mudanças Climáticas e o Desafio das Águas nas Grandes Cidades, da Feira de Serviços de Saúde e da apresentação teatral com o Grupo Pedra Polida.

A 2ª Semana de Meio Ambiente Urbana, organizada pela Diaconia em parceira com diversas instituições da comunidade de Peixinhos, discute questões ambiente e continua até o dia 08 de junho, no Nascedouro de Peixinhos e outros espaços da comunidade. Confira a programação completa aqui.

CTCD funciona normalmente no Feriado de Corpus Christi

 

ATENÇÃO! Se você achava que íamos fechar no feriado, estava enganado. No Centro Tecnológico de Cultura Digital, as atividades de aula e acesso à visitação continuam normalmente durante o Feriado de Corpus Christi.

II Semeia Urbana - Programação

Clique para ampliar
 
E hoje foi divulgada a programação do II Semeia Urbana (2º Semana de Meio Ambiente Urbana), organizada pela Diaconia em parceira com diversas instituições da comunidade de Peixinhos, acontecerá de 03 a 08 de junho, em que a comunidade de Peixinhos, em Olinda (PE), receberá uma série de ações para conscientizar e sensibilizar os moradores sobre a importância da conservação ambiental. Confira a programação aqui.

CTCD recebe II Semeia Urbana

 

E semana que vem tem evento novo acontecendo no CTCD! A segunda edição da Semana de Meio Ambiente Urbana (II Semeia Urbana), organizada pela Diaconia, acontecerá de 03 a 08 de junho, em que a comunidade de Peixinhos, em Olinda (PE), receberá uma série de ações para conscientizar e sensibilizar os moradores sobre a importância da conservação ambiental. Apresentações culturais, exibição de vídeos, exposição fotográfica e passeio ciclístico são algumas das atividades que prometem movimentar o bairro e levar educação ambiental a centenas de crianças, jovens, adultos e idosos pernambucanos.

A maior parte da programação acontece no Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, s/n), tanto no turno da manhã, quanto à tarde. Segundo o assessor político pedagógico da Diaconia, Joselito Costa, o objetivo desta II Semeia é construir e fortalecer processos de educação ambiental e incidência política na comunidade. “Acima de tudo, a Semeia é uma forma de contribuir para a superação dos desafios relacionados ao meio ambiente nas comunidades urbanas”, afirmou. 

Para esta nova edição, foi escolhido o tema “O Desafio Das Águas Nas Grandes Cidades”. Mudanças climáticas, escassez da água, saneamento básico e uso consciente da água serão motes norteadores das atividades. “Nossa grande missão é educar e sensibilizar a população. Através da programação proposta, diferentes segmentos da sociedade serão mobilizados a analisar conjuntamente os problemas socioambientais da comunidade, propondo e monitorando ações e políticas públicas de educação ambiental, saneamento e segurança hídrica”, afirmou Costa. 

A II Semeia conta com o apoio de 15 parceiros, entre organizações, comunidades e órgãos públicos: Centro de Arte, Educação e Cultura (CEAEC), Centro Tecnológico de Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos (CTCD), Projetos Centro de Comunicação e Juventudes (CCJ) e Peixearte, ONG Bagulhadores do Mió, Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças (GCASC), Biblioteca Multicultural Nascedouro de Peixinhos e Proi–Digit@l são alguns deles.
 

Fonte - Assessoria de Comunicação (Diaconia)

CTCD 5 Anos - Do Matadouro a Nascedouro



Clique para ampliar
Neste mês de maio, o Centro Tecnológico de Cultura Digital completa cinco anos de atuação na comunidade de Peixinhos e, em celebração a esta importante data, pretendemos contar um pouco de como chegamos até aqui. Tudo começou em 1919, quando o Matadouro do Cabanga foi transferido para um local à margem do Rio Beberibe, limite dos municípios do Recife e Olinda, no Bairro de Peixinhos. Depois de anos de funcionamento, nos anos 70, o Governo do Estado de  Pernambuco desativou o chamado Matadouro de Peixinhos, alegando descumprimento de normas que eram exigidas pelo Governo Federal. Dez anos depois, o espaço do Matadouro de Peixinhos foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal do Recife, tornando-se sítio histórico e um Centro Social Urbano (CSU) para atender às necessidades sociais da comunidade local.  Ao longo dos anos, parte da estrutura do Matadouro foi demolida por desconhecidos e, no início da década de 90, grupos culturais da comunidade iniciam o resgate cultural e patrimonial do espaço.

Clique para ampliar
Nos idos de 2000, inaugurou-se o Centro Cultural Desportivo Nascedouro de Peixinhos, que integra as ações do Programa de Infra-Estrutura para Áreas de Baixa Renda da Região Metropolitana do Recife, um convênio entre o governo do Estado e as prefeituras do Recife e de Olinda, e, em 2008, criou-se o Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), que oferece  cursos de formação inicial e continuada (FIC) na área de inclusão digital - Técnico em Comunicação Visual, Gestão de Carreiras,  Introdução a Produção Musical e Fabricação de Equipamentos Musicais Reciclados - e atividades de extensão, tais como: oficinas, mini cursos, exposições, semanas temáticas, palestras e seminários em diversas áreas. 

Clique para ampliar
Nestes cinco anos, o curso de informática básica Multiplicando Peixinhos, formou 400 alunos; os cursos de Gestão de Carreira e Introdução à Produção Musical ofereceu 50 vagas com conclusão de aproximadamente 25 pessoas; e o de Fabricação de Instrumentos Musicais ofereceu 25 vagas e finalizou com 15 concluintes. Quanto a oficinas, contabilizam-se 30,  oferecidas através de parcerias com outras organizações, entre elas Coquetel Molotov, Laboratório de Intervenções Artísticas, Associação Brasileira de Documentaristas - ABD, Diálogos etc. Além disso, com a inauguração do Estúdio Peixe Sonoro em 2011, o CTCD tem se firmado também na produção audiovisual por meio de vídeos institucionais realizados sob demanda para o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), programas musicais como o podcast Peixe Sonoro Ao Vivo (disponível no Canal do CTCD) e na produção de eventos como o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade em março e na atual coordenação do Nascedouro Cineclube.


Clique para ampliar
Desta forma, o CTCD procura atender à sua proposta de capacitar mão de obra para o mundo do trabalho, permitir a inclusão no universo das tecnologias e instrumentalizar o educando para exercer plenamente sua cidadania em uma comunidade com pleno potencial para crescer ainda mais.

Nascedouro Cineclube - Gigantes de Aço

Clique para ampliar

Atenção, o Nascedouro Cineclube mudou de dia: não é mais nas quartas-feiras, mas agora, é nas SEXTAS-FEIRAS, ÀS 14H. E para começar com o pé direito, nesta sexta-feira, 24.05, o filme exibido será Gigantes de Aço (Real Steel), uma ficção científica juvenil para quem gosta de robôs e lutas muito bacanas.

A história é a seguinte: num futuro não muito distante, as lutas de boxe já não são mais travadas entre seres humanos e sim através de robôs enormes, capazes de desferir golpes ultrapotentes e impactantes no oponente e para o espectador. Neste ambiente, Charlie (Hugh Jackman) é um ex-boxeador falido, que se vira com máquinas obsoletas e, quase sempre, perdedoras. Morando de favor com Bailey (Evangeline Lilly), filha de seu falecido treinador, ele acaba sendo chamado pela Justiça por causa da morte da ex-mulher e a futura guarda do filho deles. O problema é que Max (Dakota Goyo) tem 11 anos, Charlie nunca teve o menor contato com ele e, por isso, prefere que ele fique com a cunhada, mediante o pagamento de uma polpuda "recompensa". Mas o garoto é muito esperto e aos poucos vai conquistando o coração do lutador. Para completar, o menino é uma fera nos videogames e tem chances reais de ajudá-lo a treinar uma nova máquina de combate e mudar para sempre o destino deles. Agora, tudo que eles precisam é começar do zero e ir subindo no ranking para enfrentar o campeão dos campeões. 

Aperte o play para conferir o trailer

 

Não se esqueça!

Nascedouro Cineclube
Qual filme? Gigantes de Aço
Onde? Centro Tecnológico de Cultura Digital - Nascedouro Cineclube
Quando? Sexta-feira, dia 24.05, às 14h.

Normalização das Atividades



Com a ausência de chuvas nesta segunda-feira, dia 20 de maio, as atividades do Centro Tecnológico de Cultura Digital encontram-se normalizadas, com a continuidade do  curso de Informática Básica Multiplicando Peixinhos e o de Introdução à Produção Musical.

Energia Restabelecida


Olá. Estamos postando a informação de que a energia elétrica e os telefones no Centro Tecnológico de Cultura Digital já foi restabelecida. Então, as aulas dos cursos e outras atividades do CTCD continuam funcionando normalmente.

Enquanto isso, estamos trabalhando na realização de eventos futuros no CTCD. Aguardem mais informações em breve!

INFORME

De acordo da negociação junto a fornecedora de energia Celpe, não será possível a correção da rede elétrica nesta semana.

Por este motivo estamos adiando nosso retorno às atividades normais nesta quarta-feira (dia 8 de maio).

Comunicado

As atividades do CTCD para esta semana estão suspensas.
Estamos realizando manutenção no sistema da rede elétrica e retornaremos na segunda-feira (06 de maio).

Devido a estes fatores, o sistema de comunicação via telefone está suspenso.


Agradecemos a compreensão.

Curso de Introdução à produção musical: resultado seleção

Confira abaixo a lista com os nomes dos selecionados para o curso de Introdução à Produção Musical do CTCD. Lembramos aos alunos que o curso terá início na próxima segunda, dia 22/04, às 13h


ADAILSON GONÇALVES DE SOUZA
ANTONIO JOÃO DA SILVA
ANTONIO ROBERTO AZEVEDO FILHO
ANTONIO VINÍCIUS PEREIRA XAVIER MORAIS
EMERSON MAXWEL SANTANA DE BARROS
FRANKLIN DA SILVA COSTA
GEORGE ALBERTO MENDEZ DE LEMOS
GILMAR CORREA DA SILVA
GILSON JOSÉ BAZILEO FILHO DE LIRA
GUILHERME LEÇA SALES DE CARVALHO
IRTON MÁRIO DA SILVA
JOSENILSON VERÍSSIMO DA ROCHA
LUCAS FERREIRA MARINHO
MILTON COSMO FERREIRA
PAULO MANOEL DO NASCIMENTO
PEDRO LEITÃO COSTA
PHELIP TAVARES DE LIRA SILVA
RAKELLY NOGUEIRA DO NASCIMENTO
RODRIGO CÉSAR BARBOSA NERY
SANDRO FELIX DAMASCENA

Lista de selecionados para o Curso de Introdução à produção musical sai ainda hoje

Até o final desta sexta (19/04) divulgaremos aqui no site os nomes de todos os selecionados para o Curso de Introdução à Produção Musical, que será oferecido pelo CTCD neste primeiro semestre. As inscrições para o processo de seleção encerraram ontem (18). Aproveitamos para deixar claro que o resultado será publicado aqui no site e nas redes sociais (facebook, twitter), canais  de divulgação que o Centro Tecnológico da Cultura Digital normalmente utiliza para divulgar suas atividades. Não divulgaremos o resultado por telefone

Quarta-feira do cinema no CTCD





Próxima quarta-feira, dia 17/04, o Nascedouro Cineclube realiza mais uma sessão. Como é de costume a produção exibida é infanto-juvenil e a sessão é aberta ao público. A exibição começa às 14h. O filme.... é surpresa!!

Nascedouro Cineclube
14h
Quarta-feira, 18/04
Entrada gratuita 


Curso de comunicação visual começa mais um módulo ainda este mês

Atenção alunos matriculados no curso de comunicação visual: as aulas do Módulo I de 2013 começam no próximo dia 29 de abril. Reforçamos que esta data é referente às aulas da turma nova do curso de comunicação visual, ou seja, da turma que inicia o curso neste semestre

Descobrindo a internet

A internet começou a se tornar realidade para um grupo de alunas do CTCD nesta terça-feira (09/04). É que teve início o curso de "Web para a terceira idade". Nas aulas, que ocorrem às terças e quartas no período da tarde, alguns conteúdos aprendidos serão o uso de software livre, como criar um email, navegação em sites de busca, entre outros. Confira algumas fotos da primeira aula: 




O que é mesmo um produtor musical?

 
Continuam abertas as inscrições para o Curso de Introdução à Produção Musical no CTCD. Mas você sabe o que faz um produtor musical? Confira aqui conosco. Um dos principais papéis do produtor musical é dar apoio ao artista. Ele deve saber compreender o que o artista está tentando transmitir com a música, ajudando-o a extrair a melhor performance e servir de porta-voz entre o artista e o engenheiro de gravação. 
 
O produtor deve ter uma visão geral de todo o processo de produção, assimcomo o conhecimento sobre as técnicas de gravação, uma bom relacionamento com a equipe e conhecer o funcionamento dos equipamentos de estúdio. A tarefa principal do produtor é registrar em suporte concreto uma idéia musical abstrata, da forma mais fiel possível a idéia original, transformando-a em um fonograma, um produto fonográfico.

E aqui, confira informações sobre o Curso de Introdução à Produção Musical do CTCD:
 
Conteúdo resumido
- Produção musical: papel do produtor, atuação, conhecimentos necessários, gravação, arranjo musical, pós-produção;
- Som: noções básicas de física do som;
- Música: ritmo, melodia, harmonia, etc;
- Estúdio: captação, edição, mixagem, masterização.
Requisitos 
- Idade mínima de 16 anos;
- 9º ano do ensino fundamental concluído ou estar cursando (escolaridade mínima) 
- Experiência na área musical
- Noções básicas de informática

Inscrições
De 08 a 12 de abril, no CTCD (Av. Jardim Brasília, s/n - Peixinhos - Recife - PE - 3183-5534)
Número de vagas -  20 (período da tarde)
Início das aulas - 17/04

Documentos para inscrição
- músicos: currículo, comprovação de atuação na área musical (oficinas, shows, festivais, etc) e apresentação de material gravado (músicas, spot, vinheta, jingle, trilha)
- não-músicos: currículo, comprovação de atuação na área musical (oficinas, shows, festivais, produto ou projeto que tenha participado/executado) 
*As comprovações de atuação para músicos e não-músicos podem ser feitas através de material de divulgação (fotos, notícias publicadas na imprensa, folders, cartazes, panfletos, etc) 

Atenção alunos já matriculados no Curso de Web para terceira idade: aulas começam dia 09/04

Quem se matriculou no curso de "Web para terceira idade", que será oferecido neste primeiro semestre pelo Centro Tecnológico da Cultura Digital, precisa ficar atento ao início das aulas: 09/04. As aulas serão nas terças e quartas, a partir das 15h, no CTCD. O curso de "Web para terceira idade" é um dos 3 que o CTCD oferece a partir deste mês: os outros são de "Introdução à produção musical" e "Informática básica - Multiplicando Peixinhos". O período de inscrições para o curso de Web para terceira idade já encerrou, mas é possível se inscrever para os demais. As informações estão na nossa home, basta acessar www.ctcd.com.br

Curso de Web para terceira idade
Início das aulas no dia 09/04
Terças e quartas, às 15h

Cursos do CTCD com inscrições abertas


Agora no mês de abril os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos pelo Centro Tecnológico da Cultura Digital estão com inscrições abertasi para novas turmas. Haverá vagas para os cursos de Introdução à Produção Musical e Informática Básica "Multiplicando Peixinhos". As aulas começam ainda este mês e as inscrições devem ser feitas presencialmente no CTCD. 
Confira mais detalhes sobre cada formação e saiba como se inscrever:

INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO MUSICAL

O curso é direcionado a músicos e não-músicos  (como produtores, por exemplo), contanto que estes últimos estejam envolvidos na cadeia produtiva da música, e comprovem essa atuação. A formação enfoca conceitos básicos de produção e criação musical. 

Conteúdo resumido
- produção musical: papel do produtor, atuação, conhecimentos necessários, gravação, arranjo musical, pós-produção;
- som: noções básicas de física do som;
- música: ritmo, melodia, harmonia, etc;
- estúdio: captação, edição, mixagem, masterização.

Requisitos 
- idade mínima de 16 anos;
- 9º ano do ensino fundamental concluído ou estar cursando (escolaridade mínima) 
- experiência na área musical
- noções básicas de informática

Inscrições
De 08 a 12 de abril, no CTCD
Número de vagas -  20 (período da tarde)
Início das aulas - 17/04

Documentos para inscrição
- músicos: currículo, comprovação de atuação na área musical (oficinas, shows, festivais, etc) e apresentação de material gravado (músicas, spot, vinheta, jingle, trilha)

- não-músicos: currículo, comprovação de atuação na área musical (oficinas, shows, festivais, produto ou projeto que tenha participado/executado) 

*As comprovações de atuação para músicos e não-músicos podem ser feitas através de material de divulgação (fotos, notícias publicadas na imprensa, folders, cartazes, panfletos, etc) 


INFORMÁTICA BÁSICA "MULTIPLICANDO PEIXINHOS"

O curso é direcionado a jovens e adultos que queiram aprender os conceitos, ferramentas e uso de software  e aplicativos básicos dos sistemas Windows e Linux (Ubuntu). 

Conteúdo resumido
Sistemas operacionais Windows e Linux - funcionamento e características, ferramentas, aplicativos, programas de edição de texto, planilhas, uso da internet

Requisitos
- idade mínima de 15 anos;
- 9º ano do ensino fundamental concluído ou estar cursando (escolaridade mínima)


Inscrições
De 08 a 12 de abril, no CTCD
Número de vagas - 20 (período da tarde)
Início das aulas - 15/04

Documentos para inscrição
- cópia de RG, CPF e comprovante de residência
- comprovante de conclusão do ensino fundamental (ficha 18) ou equivalente, ou declaração de que está cursando o 9º ano
- 1 foto 3X4 

Itep contrata professores para Centros Tecnológicos


Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo de professores temporários para atuarem nos cursos de nível técnico dos Centros Tecnológicos do Estado, geridos pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). São oferecidas 64 vagas e mais formação de cadastro de reserva (69 vagas), em cinco CTs (Centro Tecnológico da Cultura Digital, em Peixinhos; Centro Tecnológico do Agreste/CT Moda, em Caruaru; Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste/CT Lat, em Garanhuns; Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada; e Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina).

As inscrições devem ser feitas diretamente nas sedes dos CTs, até o dia 10 de abril, por meio da entrega de ficha de inscrição e documentação constantes do edital, ou na Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Itep, na sede do instituto, no Recife (Avenida Prof. Luiz Freire, 700, Cidade Universitária, Bloco E), em envelope lacrado. Os candidatos podem concorrer em até três unidades temáticas dos cursos oferecidos, desde que vinculadas a um mesmo CT.

O edital, com todas as informações sobre a seleção, está disponível no site do Itep – www.itep.br , no ambiente Trabalhe Conosco (Edital n. 13/2013).

Fonte - NCOM/ITEP

Nascedouro Cineclube retoma sessões nesta quarta (03/04)


Para quem já estava com saudades das nossas tardes dedicadas ao cinema, uma boa notícia: o Nascedouro Cineclube volta a fazer exibições amanhã (03/04). Tivemos uma breve pausa nas atividades por causa da realização do I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade. A sessão começa habitualmente às 14h, na sala multiuso do CTCD, e a periodicidade é quinzenal. O filme escolhido para essa semana é um clássico do cinema infantil: Bambi, animação dos estúdios Disney, produzida em 1942. A equipe do CTCD convida a todos da comunidade de Peixinhos para a sessão!

Nascedouro Cineclube
Quarta-feira, 03/04
14 h
Acesso gratuito

I Encontro de ID - E aí, como foi?

Clique para ampliar

Para quem viu ou não viu, saiba o que aconteceu no I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade! Para a abertura do primeiro dia, foi marcante a presença do Diretor Presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Dr. Frederico Montenegro; do Responsável pela Unidade de Educação Profissional e Tecnológica (UEPT) do ITEP, José Sueles; e a Gerente da Unidade de Gestão dos Centros Tecnológicos (UGCT), Ana Cláudia, mencionando a relevância da realização dos debates em questão no evento dentro do Arranjo Produtivo da Cultura dentro do Estado de Pernambuco.

Além disso, contamos com a presença da Profª Drª Auxiliadora Padilha, que, através da palestra O que é incluir? Por que me incluir? Quem inclui quem? falou um pouco sobre os diversos conceitos que permeiam a inclusão digital e de que modos ela pode se concretizar. Em seguida, a mesa redonda Melodias e Dissonâncias - Como incluir digitalmente através da música?, formada por Adriano Leão, da Altovolts, Filipe Calegário, do grupo de pesquisa MusTIC, e Pablo Romero, do Festival Pré-AMP, mediados pelo Gerente de Música da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Patrick Tor4. Os palestrantes comentaram um pouco sobre as relações entre música e tecnologia e que caminhos são possíveis de serem percorridos na ascensão de bandas e músicos independentes ao mercado musical. Para finalizar o dia, aconteceu a abertura da exposição fotográfica do Pernambuco Foto Clube, que contou com a presença de Seu Mário, um vendedor de doce japonês que foi personagem de uma das fotografias.

Clique para ampliar


No segundo dia do encontro, aconteceram palestras e rodas de conversa em torno de uma temática muito relevante não somente para as práticas do CTCD, mas para a sociedade em geral. A doutoranda em educação Flávia Santana iniciou a tarde com a palestra Políticas Públicas de Inclusão Digital, seguida da roda de conversa E Agora, José? - Como as políticas públicas de inclusão digital estão atuando?, com Robson Santos, do ITEP - que comentou sobre as redes tecnológicas de Pernambuco - ; e Ceça Costa, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC) - que falou do projeto Conexão Cidadã. Estas ações foram problematizadas tanto pela mediação de Selma Vasconcelos, coordenadora do CTCD, como pela palestrante Flávia Santana e pela plateia.

Clique para ampliar


No terceiro e último dia do encontro, foi a vez das discussões envolvendo produção audiovisual realizada em comunidades periféricas, com a presença da Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica, Márcia Nogueira, com a palestra Estou incluído ou não? Se não, como me incluir?, em que trouxe algumas experiências práticas com o Programa de Extensão Proi-Digit@l e reflexões teóricas sobre o papel da escola dentro destas mudanças provocadas pela difusão dos hábitos digitaisdos jovens. Finalizando o dia, tivemos os debates apaixonados envolvendo Vincent Carelli, com as experiências do Vídeo nas Aldeias; Michela Albuquerque, do Oi Kabum! e Auçuba; Natália Lopes, da Plataforma de Comunicação Amaro Branco; Pedro Jatobá, da Produtora Colabor@tiva.PE; com a mediação de Gê Carvalho, da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC). Todos trouxeram à tona a necessidade de produzir conteúdo para as redes digitais como forma de expressão, mas também a carência de se investir em metodologias de desenvolvimento de leitura e interpretação da linguagem audiovisual para saber se expressar neste meio.

Clique para ampliar


E, ao longo dos dias, contamos ainda com as Exposições de Equipamentos Musicais Reciclados, de Pedro Costa, e de Técnicas de Animação, de Flávio Felipe de Carvalho, que tornaram nosso hall de entrada ainda mais interativo, mostrando um pouco das relações entre arte e tecnologias antigas e novas. E, nas manhãs do evento, tivemos a Oficina de WebTV, ministrada por Cleyton Fábio, do Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada, que tratou dos modos se instalar, em casa e usando webcam, uma webtv de forma simples e prática.

E deste evento, que conclusões tiramos? Que, para se incluir, não basta saber das oportunidades que existem, é preciso também criar as nossas próprias oportunidades. Com informação e formação, é possível
desenvolver a si mesmo de modos cada vez mais diferentes.

Agradecemos a todos pela presença mais do que especial para este que promete ser o primeiro outros tantos encontros do gênero no CTCD.

I Encontro de ID - Transmissão Web

Clique para ampliar
 
Para quem não conseguiu vir ao I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, ainda há uma chance de conferir os debates instigantes que estão para acontecer: realizaremos uma TRANSMISSÃO WEB do evento ao vivo.

Você pode conferir no link www.livestream.com/ctcdpeixinhos

Para saber a programação, entre nesta página.

Oficinas dão início ao I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade

As primeiras atividades do I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade começaram na quarta-feira (13/03/13), com as oficinas oferecidas no CTCD. Na primeira, ministrada por Flávio Felipe de Carvalho, os  participantes aprenderam os passos básicos do cinema de animação, como a criação de movimento a partir de ilustrações organizadas em sequência. Os resultados da vivência que durou dois dias serão expostos durante o evento, que começa esta semana.

E na linha da inclusão digital ocorreram mais duas formações: a de Podcast, oferecida por Adson Alves e César Souza, do Proi-Digit@l, espaço que já trabalha o tema da inclusão junto a jovens de periferias do Recife. Basicamente os alunos entenderam o que o podcast, e como produzir esse conteúdo musical para distribuí-lo na internet. A última oficina oferecida foi ministrada por Márcio Andrade, da equipe de comunicação do CTCD, e tratou de uma das ferramentas mais utilizadas pelos internautas de hoje: o twitter. Como criar uma conta, usá-la para se comunicar e receber informações, e ainda, de que forma é possível usar o twitter para criar narrativas literárias, foram alguns dos tópicos discutidos.

Confira algumas fotos das oficinas e fique ligado no I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, que começar nesta quarta (20/03), às 14h. 


brinquedos óticos - oficina de desenho animado

produzindo imagens - oficina de desenho animado 

Flávio, que ministrou a oficina de desenho animado

Márcio, mostrando o bê-a-bá do twitter

 participantes criando textos 

Adson e César do Proi-Digit@l falando sobre podcast

I Encontro de ID - Updates NOW!

O I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade está dando o que falar no Nascedouro de Peixinhos e fora dele! Com a divulgação do evento nas redes sociais e na mídia impressa, recebemos algumas propostas para incluir novos participantes no nosso evento. E, depois de uma longa sondagem com a organização, decidimos: VAMOS INCLUIR MAIS CINCO ATRAÇÕES NO NOSSO ENCONTRO!



A PRIMEIRA:


Oficina de WebTV
Centro Tecnológico do Pajeú - Serra Talhada

Resumo da Oficina
Esta oficina pretende trazer os passos básicos para que os participantes usem ferramentas como computador, câmera digital e webcam para criar sua própria TV sem sair de casa e com equipamentos simples e baratos, usando o software Flumotion.

Cleyton Fábio Leite Batista
Analista de Sistemas, pesquisador e professor do Centro Tecnológico do Pajeú, tem experiência em Ciência da Computação e Software Livre atuando com Gestão de Redes e Infraestrutura para computação em Nuvens e  aplicações web. Vem desenvolvendo soluções na web com Python e PHP, é entusiasta do Wordpress e pesquisa sobre os seguintes temas: Software Livre, GNU/Linux, Governo Eletrônico, Educação Tecnológica, Desenvolvimento, Tecnologia Sustentável, Metareciclagem, TecnoArte e a vida.

Dias - 20 e 21 de março
Hora - 09h às 12h
Público-Alvo - Adolescentes e Adultos
Vagas - 20 (vinte)
Valor - Gratuito

Para se inscrever na oficina de WebTV, basta acessar esse link.


A SEGUNDA:



Exposição de Equipamentos Musicais Reciclados
Pedro Costa

Pedro Costa produz estampas com marca própria tanto em serigrafia ou pinturas em pincel, com traço particular faz abstratos e grafismos em camisas. Além disso, depois da oportunidade de fazer a oficina da Altovolts no CTCD, passou a criar brinquedos áudio funcionais com monitores, TVs, brinquedos quebrados, componentes de rádios velhos etc., fazendo com que surgissem peças como o amplificador DR. SINISTRO e o pedal TÁFUZZIDO! Junto a necessidade constante de reaproveitar ao máximo tudo o que possível criativamente, passou a criar outros equipamentos de áudio no Centro RECICLO. Dois de seus trabalhos estão no catálogo do Arte em Toda Parte de 2010 e 2011. Além de exposições coletivas na Semana da Ciência e Tecnologia 2012 no Colégio da Polícia Militar, Toca da Salamandra em Olinda e na JARTES Associação em Jardim Brasil da qual é artista residente com peças em exposição permanente.

Dia - 20 de março
Hora - A partir das 14h

Saiba mais sobre o Centro Reciclo, nestes links:

http://centroreciclo.blogspot.com.br/
http://www.flickr.com/photos/centroreciclo
http://jartesassociacao.blogspot.com.br/


A TERCEIRA:


Abertura da Exposição Fotográfica
Pernambuco Foto Clube

Logo após as palestras e rodas de conversa do primeiro dia do evento, acontecerá a abertura da exposição fotográfica, com imagens realizadas pelo Pernambuco Foto Clube (PFC), e um bate-papo com os fotógrafos, comentando sobre seus processos de criação durante a produção das fotos. 


Dia - 20 de março
Hora - 19h



A QUARTA:


Exposição de Oficina de Desenho Animado
Flávio Felipe de Carvalho

Flávio Felipe de Carvalho é desenhista e artesão, Graduando em Ciências Sociais (UFRPE) e Voluntário em Projetos de Extensão na PRAE - Pro-Reitoria de Extensão da UFRPE. Nesta exposição, ele apresenta os resultados e as técnicas de animação aprendidas em oficinas realizadas em Limoeiro e outras cidades, que apresenta aos participantes os princípios da animação, começando pela criação de brinquedos ópticos (como filipeta, livro mágico etc) que criam a ilusão do movimento de imagens paradas. .

Dias - 21 e 22 de março
Hora - A partir das 14h


A QUINTA:




Presença do projeto Vídeo nas Aldeias na Roda de Conversa Luz, Câmera Inclusão

O vídeo Nas Aldeias (VNA) surgiu em 1986, como proposta de uso do audiovisual como ferramenta de afirmação identitária dos povos indígenas. Através da produção de vídeos, os índios teriam um instrumento de visibilidade ímpar para fortalecer suas lutas, patrimônio e cultura. Em Pernambuco, o Vídeo nas Aldeias está sediado em Olinda, na cidade Alta e desde seu surgimento, vem realizando um verdadeiro trabalho de formação e inclusão dos indígenas na perspectiva de uma comunicação participativa, tornando os cineastas das tribos que passam pelas oficinas sujeitos dos discursos de representação de suas raízes, crenças, ideias, necessidades e reivindicações. No I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, um pouco das produções e história do Vídeo Nas Aldeias será exposto.  Mais informações sobre o Vídeo nas Aldeias, trailers de produções, publicações, contato e parcerias da ONG estão no site www.videonasaldeias.org.br

Dias - 22 de março
Hora - A partir das 15h


Vamos lá. Se você ainda não se inscreveu para o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, faça agora.

Basta acessar nossa página, conferir a programação completa e preencher o formulário de inscrição .


Não se esqueça!

I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade

Onde? Centro Tecnológico de Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos (Av. Jardim Brasília, s/n - Peixinhos - Olinda - PE)
Quando? 20, 21 e 22 de março de 2013.

- Copyright © CTCD_4 - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -